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Só os orientais conseguem entender

É mesmo o caso de que o ocidental, e particularmente o homem moderno, não tem o temperamento, a capacidade e a inclinação para praticar disciplinas asiáticas? Será que a mente ocidental é diferente da mente asiática, ao ponto de certos conceitos serem impossíveis de entender?

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Não ouça os demônios de olhos claros

mp3 do podcast.

O uso do termo “oriental”: o politicamente correto e o budismo (texto de Padma Dorje em tzal.org).

A 2ª onda: a distorção dos românticos (texto de Padma Dorje no Buda Virtual).


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Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.Buda Virtual

“Ninguém Consegue ser Tão Puro” Moralismo, Radicalismo e Atrofia Ética

Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.
De que forma o oponente se diz um proponente de consequencialismo, vacuidade intrínseca e embasado nas escrituras e no raciocínio, e se mostra um proponente do raciocínio autônomo, vacuidade extrínseca e em contradição com as escrituras e o raciocínio?tendrel

Vacuidade e didática da vacuidade

De que forma o oponente se diz um proponente de consequencialismo, vacuidade intrínseca e embasado nas escrituras e no raciocínio, e se mostra um proponente do raciocínio autônomo, vacuidade extrínseca e em contradição com as escrituras e o raciocínio?
É bem verdade que o sentido definitivo das coisas é que não há nada a melhorar. No entanto, se isso é usado como desculpa no âmbito relativo, apenas produz infernos.tendrel

“Você já é um buda!”

É bem verdade que o sentido definitivo das coisas é que não há nada a melhorar. No entanto, se isso é usado como desculpa no âmbito relativo, apenas produz infernos.
É 1993, o grunge tibetano ecoa por todo lado.  Somos todos Jesse Orelhas Compridas. What a wicked game to play, Dzongsar Khyentse Rinpoche... nos confrontando dessa forma com Sidarta Reeves e o mosteiro butanês do Dilgo Khyentse Rinpoche... quando a gente ainda não sabia de nada!tendrel

Luz, câmera, darma: O Pequeno Buda (1993)

É 1993, o grunge tibetano ecoa por todo lado. Somos todos Jesse Orelhas Compridas. What a wicked game to play, Dzongsar Khyentse Rinpoche... nos confrontando dessa forma com Sidarta Reeves e o mosteiro butanês do Dilgo Khyentse Rinpoche... quando a gente ainda não sabia de nada!


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